


Mapa das Orquestras de Viola
Como uma iniciativa dedicada à valorização da cultura caipira brasileira, com especial atenção à oralidade, nosso projeto está atento às práticas tradicionais, à culinária e, especialmente, à música. Em meio a essa rica expressão cultural, destaca-se um fenômeno recente e ainda pouco estudado: o surgimento e a multiplicação das orquestras de viola caipira em diversas cidades do interior do Brasil.
Apesar de sua relevância sociocultural, não há hoje um levantamento sistemático dessas orquestras — muitas das quais funcionam de forma autônoma, em espaços públicos ou ligados a instituições locais. Diante disso, propomos a criação do Mapa da Viola. Um endereço digital interativo que mapeia as orquestras de viola caipira dos estados de São Paulo e Minas Gerais.


Criaremos um mapeamento colaborativo e georreferenciado das orquestras de viola caipira nesses estados, reunindo informações básicas sobre cada grupo, com o objetivo de dar visibilidade, fomentar redes de trocas e contribuir para o reconhecimento desse movimento cultural.
Caso você faça parte de uma orquestra de viola caipira, inscreva-se aqui:


O violeiro, de Almeida Júnior.
