Quem Está Conosco

Colocaremos regularmente nesta página músicos e outros profissionais que apoiam o nosso projeto. A todos, nosso agradecimento!

Daniel Carlomagno

Natural de São Simão SP, Daniel Carlomagno é compositor, cantor e produtor musical. Alem de ter parcerias com grandes nomes da MPB, já gravou cinco álbuns solo. Iniciou sua carreira em Ribeirão Preto. Em São Paulo trabalhou por 3 anos com César Camargo Mariano. Algumas de suas composições, entre elas “Simples Desejo”, se tornaram sucesso nacional nas vozes de Luciana Mello, Ney Matogrosso, Ed Motta, Gilberto Gil e Thiaguinho. Possui composições com Marcos Valle e Renato Teixeira. Já produziu Cds, DVDs e Video Clipes para artistas como Vicente Barreto, Thalma de Freitas, Ney Matogrosso e foi premiado com disco de ouro por ”Assim Que Se Faz - Luciana Mello” e “Renato Teixeira ao Vivo no Ibirapuera”.

Ivan Vilela

Professor associado da ECA-USP, é Livre-Docente em Etnomusicologia (ECA-USP), Doutor em Psicologia Social (USP) e Mestre/Graduado em Composição (UNICAMP), onde foi aluno de Almeida Prado. Na USP, leciona disciplinas como História da MPB, Etnomusicologia e Viola Brasileira. Com 20 discos gravados, atua intensamente como instrumentista, compositor e arranjador (solista, grupos e orquestras). Realizou concertos e conferências no Brasil e em 10 países da Europa e Américas. Suas pesquisas e escritos focam a música e a cultura popular brasileira. É autor dos livros Cantando a Própria História (Edusp) e História e Cultura no Som da Viola (Ateliê Editorial).

Pedro das Gerais

Pedro das Gerais, nascido Pedro Fernandes Evangelista em 30 de junho de 1956 em Ituiutaba (MG), é violeiro, construtor de instrumentos, pesquisador de cultura popular e educador musical. Autodidata na música e formado em Matemática, dedicou-se à viola caipira, arranjos folclóricos, catira, ciranda e folia de Reis. Em 2010 fundou a ONG “Sementinha do Cerrado” para ensinar viola, canto e catira a crianças, que chegou a ter por volta de 200 alunos e uma longa trajetória. Lançou seu álbum “Mutirão” em 2008 e hoje trabalha na gravação em estúdio das suas pesquisas musicais.

José Gustavo Julião de Camargo

Compositor natural de Vista Alegre do Alto e radicado em Ribeirão Preto, graduou-se em composição e regência pela UNICAMP. É orientador de estruturação musical do Departamento de Música da FFCLRP-USP, Campus de Ribeirão Preto. Atua ainda como membro do Nap-CIPEM (Núcleo de Pesquisa e Inovação em Ciências da Performance em Música da FFCLRP-USP), maestro assistente da USP-Filarmônica e participa também como instrumentista solista (Viola Caipira) e nos grupos Brasil Matuto Ensemble e Ensemble Mantemanuque. É produtor e apresentador do programa “Revoredo, o som da Viola Caipira instrumental” no 107,9 FM da Rádio-USP Ribeirão Preto e no 93,7 FM da Rádio –USP São Paulo.

Rafael Schimidt

Nascido em Santo André (SP) e criado no interior, encontrou a música ainda criança e, aos dez anos, se apaixonou pelo violão. Desde então, construiu uma trajetória que une técnica refinada, pesquisa e emoção. Com mais de 20 anos de carreira, 13 discos gravados e 215 composições próprias e participou de mais de 26 álbuns de diferentes artistas, Rafael transita entre o choro, a música caipira, o erudito e o flamenco, criando uma linguagem própria. Já tocou ao lado de nomes como Yamandu Costa, Inezita Barroso e Rolando Boldrin, levando sua música a palcos no Brasil e no exterior. Mais do que um violonista, Rafael é um narrador de histórias. Suas melodias emocionam, despertam memórias e revelam, nas cordas, a alma viva da música brasileira.

Orquestra Camanducaiense de Viola Caipira

A OCVC - Orquestra Camanducaiense de Viola Caipira - é uma celebração da alma da música de Camanducaia. Sua formação foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal (2021-2024). Com o som inconfundível da viola caipira, resgata a cultura e as tradições da cidade, levando a essência da música raiz para todos os corações. Cada apresentação é uma jornada de emoção e inspiração, onde acordes e vozes contam histórias que atravessam gerações. A OCVC é mais do que uma orquestra; é um símbolo de identidade cultural, unindo a comunidade através do poder da música caipira.

Marcelo Viola

Marcelo Viola, nome artístico de Marcelo Mello do Nascimento, é músico, compositor, arranjador e professor de viola caipira, com mais de 30 anos de carreira. Gravou com nomes como Chitãozinho & Xororó, Michel Teló, Zeca Pagodinho, Almir Sater, Fafá de Belém e Luan Santana, somando mais de 50 DVDs, 7 mil CDs e 15 álbuns premiados com o Grammy Latino. Iniciou-se na música ao lado do pai, inspirando-se em Tião Carreiro. Atuou como produtor e integrante de grupos como Paraná Country e Geração Raiz. Hoje segue em carreira com Ricardo, como a dupla Marcelo Viola & Ricardo, e ministra cursos online de viola caipira.

Orquestra Violeiros do Rio Jaguari

Fundada em 17 de março de 2010, em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista, a Orquestra Violeiros do Rio Jaguari (OVRJ) tem como filosofia principal manter e divulgar a cultura caipira. O grupo dedica-se a representar a cidade em eventos regionais, estudar a música tipicamente brasileira e atuar ativamente em escolas, festas e comunidades. Um marco histórico da OVRJ foi sua idealizadora e fundadora, Irmei Menezes de Liz. Ela foi uma das poucas regentes femininas de viola caipira no Brasil, destacando-se como pioneira em um universo tradicionalmente masculino.