Maria Thereza Silveira de Barros

Conheça mais sobre a piracicabana e uma das primeiras prefeitas mulheres do Brasil, Maria Thereza Silveira de Barros!

Antes de ser o nome de uma avenida em Limeira e de uma das escolas da cidade, Maria Thereza Silveira de Barros, nascida em Piracicaba em 1894, foi uma das primeiras prefeitas do Brasil, eleita em 1934, e a única mulher a ocupar esse cargo em Limeira até hoje. Também foi uma das primeiras deputadas do Estado de São Paulo.

Professora de formação, Maria Thereza defendia a educação como pauta fundamental e, em sua vida política, conseguiu que o governo do Estado de São Paulo criasse a Escola Profissional Trajano Camargo, que funciona até hoje na cidade. Como prefeita, ela calçou as ruas do centro de Limeira com o próprio dinheiro, visto que a prefeitura não tinha verba o suficiente na época.

Além de política, Maria Thereza foi empresária, herdando os negócios do marido Trajano de Barros Camargo, ao mesmo tempo que se esforçava para educar os seus nove filhos. Imagine só!

Além disso, Dona Therezinha, como era conhecida, fundou a Associação Cívica Feminina de Limeira e prestou grandes serviços para as instituições da cidade, entre elas o Curso de Enfermagem, o Hospital do Sangue de Limeira e a Assistência às Famílias dos Voluntários em Guerras, na época da Revolução Constitucionalista. Faleceu em 29 de julho de 1975, aos 81 anos de idade, em São Paulo.