


Mulheres Rurais da Montanha
Conheça esse grupo de mulheres de Itamonte que se dedica à preservação da memória e da cultura caipira por meio do artesanato em lã de ovelha!

Você já deve ter ouvido falar dos morros e das cachoeiras lindas de Itamonte, ou de seus queijos artesanais de dar água na boca, mas você sabia que, nessa histórica cidade do interior de Minas, há um projeto cultural que visa valorizar, proteger e difundir os saberes da lã de ovelha, o patrimônio imaterial da cidade?
As Mulheres Rurais da Montanha são um grupo de mulheres do bairro Campo Redondo, em Itamonte, que se dedica à preservação da memória e da cultura caipira por meio do artesanato em lã de ovelha, uma tradição local. O grupo realiza oficinas de tecelagem, para que as moradoras da região possam ter contato com as técnicas tradicionais envolvidas no processo de artesanato, passando por desde o preparo da matéria-prima até a confecção de peças manuais. As oficinas têm como objetivo capacitar as pessoas a trabalharem com a lã e poderem usar esse aprendizado como maneira de complementar a renda da família, promovendo a autonomia econômica dessas mulheres.
O grupo é uma importante iniciativa para salvaguardar e difundir os saberes e fazeres da lã de ovelha, e para a independência econômica de várias mulheres da região de Itamonte, conectando a comunidade local com o legado cultural da região e seu patrimônio imaterial. Uma junção de arte, saberes artesanais e geração de renda que mostram a força das iniciativas coletivas e das mulheres de Campo Redondo.
Imagens via site oficial Mulheres Rurais das Montanha.










Acesse o site oficial das Mulheres Rurais das Montanhas clicando no botão abaixo!:
